Associação Planalto Central

Ministério da Comunicação

Ministério da Comunicação


  • Compartilhar:

Querido líder da área de comunicação, que alegria poder trabalhar com você! 

Na Associação Planalto Central, sonhamos em ter uma igreja cada vez mais envolvida no trabalho para ver Jesus voltar o mais rápido possível. 

É por essa razão que em 2020, todos os níveis de liderança da igreja estarão falando e vivendo a experiência de levantar uma geração missionária.

E ao assumir o departamento de comunicação da sua igreja, o seu propósito deve ser pensar em contribuir com estratégias de comunicação que fortaleçam a nossa mensagem sobre a volta de Jesus.

Abaixo você verá sugestões de materiais, conteúdos e ações que você desenvolverá ao longo de todo o ano de 2020.

Estamos em uma era cheia de tecnologias, novidades e oportunidades. Precisamos nos unir e utilizar cada ferramenta atual para que a pregação do evangelho seja sempre mais relevante. Você pode se perguntar: O que faz um líder de comunicação na igreja? Como posso fazer para me aperfeiçoar e atuar nesta área?

O QUE FAZ UM LÍDER DE COMUNICAÇÃO?

Para começar, leia o Manual de Comunicação para Igrejas e Grupos. Por meio dele você entenderá o que é comunicação, a sua função e suas atribuições como líder de comunicação de igreja. 

Além de pegar algumas sacadas legais para elaborar um boletim de igrejas, como fazer anúncios relevantes e muito mais! 

EXISTE ALGUM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO?

Existe sim, o PAC.COM! É o Programa Adventista de Capacitação em Comunicação. Recomendamos que você assista esse curso. Além de online, é um curso gratuito! 

São vinte e sete aulas didáticas, bem produzidas e voltadas para aprimorar a comunicação em todos os níveis! Também tem orientações sobre como aplicar esses conceitos na vida prática. 

Acesse o curso aqui, e desfrute de dicas geniais dadas por profissionais da área.

E SOBRE AS REDES SOCIAIS, QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES?

Não dá pra falar de comunicação sem falar em redes sociais não é verdade? E como líder de comunicação você precisa ser estratégico para usar e orientar a igreja quanto ao uso dessas ferramentas poderosas que podem contribuir para salvar pessoas.

Assim, recomendamos que você leia e estude o “Manual das Redes Sociais” produzido e disponibilizado pela Igreja. 

Nele você encontrará o nosso código de conduta, a função das redes sociais na Igreja Adventista, que tipo de conteúdo é possível publicar, como proceder em comentários negativos e muito mais! 

Abaixo você encontrará outras informações que são importantes para a sua atuação como Líder de Comunicação da Igreja:

MARCA DA IGREJA ADVENTISTA

Quando o assunto é marca, a Comunicação também faz parte, e com o passar dos anos, torna-se necessário fazer atualizações na marca a fim de que a mensagem que a instituição quer passar para o público esteja sempre clara. 

Foi por essa razão que há poucos anos a nossa igreja atualizou a sua marca e pra melhor. Ocorreu uma pequena modificação no logo, no globo com as chamas e na Bíblia. Mas a fonte que era utilizada abaixo do logo foi mudada. 

E é aqui que você entra como líder de comunicação, em parceria com o pastor e os anciãos da sua igreja.

É hora de fazer uma atualização da marca na fachada e em outros ambientes e situações onde a marca for utilizada aí em sua igreja, tais como placa de identificação das portas dos departamentos, documentos criados pela Secretaria da Igreja entre outros.

Pra você ficar por dentro de todas regrinhas e aplicações da marca da igreja e fazer download do logo oficial e da fonte, basta também acessar o Manual da Marca.

GESTÃO DE CRISES

Outra sugestão de conteúdo extremamente necessário para as suas atividades como líder de Comunicação: O Manual de Gestão de Crises

Se o telhado da sua igreja cair e atingir alguém, o que fazer? Se um membro da igreja for envolvido em algum escândalo de ordem moral na vizinhança, quais os passos a se tomar? 

E se houver uma crise na rede social de sua igreja, qual caminho devemos seguir?

Pode parecer um “absurdo”, mas infelizmente, situações como essas tem atingido cada vez mais as nossas comunidades adventistas. 

É por isso que recomendamos que você leia e estude o Manual de Gestão de crises produzido pela Igreja, assista aos vídeos de orientação preparados para várias situações de crise e compartilhe esses vídeos com os membros da sua igreja.

Ao estudar esse material, troque ideias com o pastor da igreja e anciãos para estudar algumas dessas circunstâncias na Comissão da sua Igreja. A prevenção ajudará a diminuir muitos problemas que envolvam o nome da nossa igreja.

E SOBRE OS GRANDES PROJETOS DA IGREJA

No que se refere a ações práticas, para o dia a dia como líder de comunicação, queremos relembrar que em 2020 teremos grandes movimentos agendados e conhecidos pela igreja. São eles: 

10 Dias de Oração, Semana Santa, Impacto Esperança, Missão Calebe, Colheita da Primavera e a Colheita dos Pequenos Grupos em novembro.

Além desses movimentos, com certeza a sua igreja e o seu distrito realizarão algumas outras atividades pontuais e necessárias durante o ano. 

O seu papel é buscar informações com antecedência com os líderes dos departamentos da sua igreja que coordenam estes movimentos, e auxiliar na divulgação e incentivo na participação de toda a comunidade ao redor destas grandes ações.

FELIZ 7 PLAY

A nossa igreja tem buscado estar alinhada com métodos relevantes para alcançar todas as pessoas e de várias maneiras. Sugerimos que você sempre acesse o site e o aplicativo Feliz 7 Play

Lá você encontrará dezenas de produções baseadas em princípios bíblicos para todas as idades. Como líder de comunicação de sua igreja, você pode criar uma estratégia pessoal para divulgar esses conteúdos para os membros. 

Acesse a página e baixe o app em seu smartphone e temos certeza que esta ferramenta será muito útil.

GRUPO DOS DIRETORES NO WHATSAPP

Outra sugestão oportuna é que você faça parte do Grupo dos Diretores de Comunicação no WhatsApp. Entre em contato com o Departamento de Comunicação da APlaC e solicite a sua inclusão. 

Manter contato com os líderes de comunicação de outras Igrejas e Distritos e participar dos programas e atividades voltadas para a área, ajudará a ampliar seus horizontes e possibilidades de atuação.

UM LÍDER PREPARADO

Até aqui apresentamos sugestões de conteúdos altamente necessários para a sua formação e o seu desenvolvimento como líder de Comunicação. 

Baixe esses materiais, imprima, leia e você verá que cada um deles irá ajudá-lo a se tornar um líder de comunicação preparado para cumprir a missão da Igreja. 

Um líder de comunicação da igreja precisa se esforçar para crescer continuamente nesta área, dar um bom exemplo como cristão espiritual e na escrita correta de textos, estar antenado com os movimentos da igreja e as tendências das tecnologias atuais, ser responsável pela imagem e conteúdos postados nas redes sociais da igreja, ser alguém que busca ser criativo e acima de tudo, alguém comprometido com o cumprimento da missão!

Querido líder, hoje você ficou por dentro de um rico e vasto conteúdo e possibilidades sobre como atuar como um bom líder de comunicação na sua igreja. Não espere para amanhã. 

Comece a baixar os materiais, estudá-los e colocar em prática o que o Senhor tem colocado em suas mãos. Use a sua criatividade com maturidade e responsabilidade. 

O departamento de Comunicação da nossa Associação, por meio do seu grupo de WhatsApp ou mesmo por telefone terá o prazer de dialogar sempre que você desejar ao longo de todo este ano

Em 2020, queremos levantar uma Geração Missionária. E você faz parte disso! Que Deus o abençoe!

  • Compartilhar: