Associação Planalto Central

Ministério da Criança

Ministério da Criança


  • Compartilhar:

Mais do que nunca, trabalharemos juntos para a edificação de uma nova geração de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças, todos movidos por um único sentimento: ser uma geração missionária.

Contamos com você para levar aos pais o desejo de se comprometerem com a formação espiritual de seus filhinhos a ponto de querer vê-los no Céu.

Apresentaremos algumas dicas e sugestões de como você pode trabalhar durante o ano de 2020 junto ao departamento do Ministério da Criança.

Antes de começarmos veja o material essencial que você vai precisar clicando aqui e aqui:

Lembre-se de conhecer o conteúdo “Elo da Graça”. Nele consta todas as orientações para o trabalho junto às crianças, de acordo com cada faixa etária, os estilos de aprendizagem, bem como todas as dinâmicas de cada mês.

Currículo Elo da Graça – É necessário que todos conheçam para fazer o culto doméstico, adoração infantil e sermões que todos compreendam e sejam abençoados. Clique abaixo e veja as dinâmicas e estilos de aprendizagem do Currículo.

- Elo da Graça - 2º Trimestral 2014 | Igreja Adventista
- Kits Elo da Graça -
- Selos: Elo da Graça -
- 10 perguntas sobre Elo da Graça -

Este currículo está disponível no Manual Auxiliar para Diretores e Professores da Escola Sabatina e você também conseguirá acessá-lo clicando aqui

As faixas etárias de cada classe, são:

  • Rol do Berço: De 0 a 3 anos
  • Jardim da Infância: De 4 a 6 anos
  • Primários: De 7 a 9 anos
  • E Juvenis: De 10 a 12 anos

ESCOLA SABATINA

Vamos falar sobre Escola Sabatina - que deve ser desenvolvida durante todo ano.

Nenhum projeto é tão relevante e significativo na vida de nossas crianças, como ter coordenadores e professores apaixonados por Jesus e por sua obra.

O Professor da Escola Sabatina é seu importante aliado. Visite-o, conheça-o, ore com ele e por ele. O anime para que consiga realizar seu trabalho. Lembre-se de providenciar o Auxiliar de Classe para professor. Esse é um importante material que o ajudará a conduzir os momentos da Escola Sabatina.

Os pais também devem ser envolvidos em todas as estratégias do Ministério da Criança. Reúna-se com eles e apresente os planos para o ano de 2020. 

Diga aos pais o quanto é importante trabalharem juntos. Certifique que cada aluno tenha a sua lição da escola sabatina, se não possuem, converse com cada pai e os ajude a resolver essa questão.

Lição Ilustrada - Adolescentes

Esse material tem a proposta de ser trabalhado em um sábado por mês. Não tenho ele impresso. Mas vocês podem baixar e planejar juntamente com a liderança da igreja um encontro especial com seus adolescentes para tratar de assuntos tão importantes para o desenvolvimento da fé deles e de todos nós.

Clique aqui para baixar Deus 1º
Clique aqui para assistir a Lição Ilustrada

BOM DE LIÇÃO

Incentive as crianças do Jardim da Infância, dos Primários e dos Juvenis a participarem do concurso "Bom de Lição". As provas serão enviadas pelo grupo do WhatsApp e cada questão vale 1 ponto. As provas devem ser realizadas antes de iniciar a lição da próxima semana.

Você pode providenciar uma pasta para cada aluno das classes. Nesta pasta, guarde todas as provas já corrigidas. Lembre-se de anotar as notas em uma planilha separada. Ao final de cada trimestre, premie os alunos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar. O ideal é iniciar já no primeiro sábado de 2020.

CULTOS DAS CRIANÇAS

Além da Escola Sabatina, outro projeto que deve ser desenvolvido a cada sábado é o momento da Adoração Infantil. Esse é o culto das crianças! Para 2020, o tema é: "Regras?! Para quê?! + Liberdade para escolher".

Esse tema foi cuidadosamente escolhido para ensinarmos sobre o início do conflito entre o Bem e o Mal até a vitória final com Cristo Jesus. Lembre-se de usar apenas histórias Bíblicas neste momento.

Convide, com antecedência, voluntários para contar as histórias de cada sábado, (pode ser o Pastor, o ancião...), entregue a história com antecedência e certifique na véspera de que esteja tudo certo. Coordenador prepare você também a adoração infantil, caso aconteça algum imprevisto, você já está preparado. Coordenador oriente-os a usarem a Bíblia e terminar o momento com um apelo e uma oração.

O tempo da Adoração deve ser respeitado, são 7 minutos, sendo 1 minuto para as crianças irem para frente da Igreja, 5 minutos de história e 1 minuto para voltarem aos seus pais.

O material da Adoração Infantil é anual. Se você ainda não recebeu esse material, se informe junto ao Departamento do Ministério da Criança.

DATAS IMPORTANTES

NoNo mês FEVEREIRO incentive as crianças a participarem do projeto Deus – 10 Dias de Oração + Jornadinha Espiritual. Passe a quantidade de sua igreja para o Pastor e também os valores. Cada revistinha está no valor de R$2.90 cada. É vendida na loja do SELS da Associação.

Em ABRIL haverá a Semana Santa com o tema: "Amor escrito com sangue". Veja com seu Pastor como será a semana santa em seu distrito. Quantos pontos terão, e a partir daí monte suas equipes para já planejarem suas ações junto às crianças da igreja e da comunidade. O Manual e cadernos de atividades da Semana Santa será disponibilizado pela associação.

Querida coordenadora é imprescindível que você conheça os projetos referente ao Ministério da Criança para, junto com sua equipe escolherem o que melhor atende a necessidade de sua igreja. Sua presença nas trimestrais é fundamental. Já coloque na sua agenda as datas da trimestral de sua região.

CALENDÁRIO: clique aqui e adquira o calendário completo.

TRIMESTRAIS veja as próximas datas:

Para mais informações, entre em contato pelos telefones:

(61) 9.8252- 4177 Soraya Kassaoka
(61) 3343-5375 Mayara.

PROJETOS ESPECIAIS

Além desses projetos principais, também temos sugestões de outros que podem ser trabalhados com as crianças:

Resgate de uma Geração
Como o projeto "Resgate de Uma Geração" trata-se da realização de 1 culto de quarta-feira por mês para as crianças, feito por crianças - para ajudar a desenvolver pregadores mirins, mas os pastores, pais, professores, anciãos e juvenis também podem fazer parte desse momento preparando as mensagens.

Esse projeto estimula a presença das famílias no culto de quarta-feira e instrui as crianças com as verdades da Palavra de Deus para prepará-las para serem testemunhas de Jesus!

Resgate de Uma Geração É um culto com as crianças realizados em uma quarta feira por mês. Ele apresenta as doutrinas da igreja pelo estudo da Bíblia e das obras da escritora Ellen White. A ideia é instruir as crianças com as verdades da Palavra de Deus e prepará-las para serem testemunhas de Jesus. Temos materiais em nossa associação com os sermões. Cada igreja define junto com sua liderança.

Clique aqui e veja o perfil do Facebook.
Clique aqui e leia matéria sobre o projeto.
Clique aqui e veja o vídeo.

Eu Conheço a Minha História
Encontre no decorrer do ano o melhor momento para iniciar o projeto: "Eu Conheço a Minha História" que leva as crianças, juvenis e adolescentes a conhecerem a história da Igreja e a fortalecerem a sua identidade.

Eu Conheço a Minha História É um projeto que leva as crianças, juvenis e adolescentes a conhecer a história da igreja e fortalecer a identidade. É importante eles saberem que a igreja da qual eles fazem parte está enraizada na história do povo de Deus. O Adventismo do Sétimo Dia não pode ser avaliado somente em termos de fenômeno religioso, mas sim, como cumprimento profético de Daniel 8:14. Ao mesmo tempo em que o Santuário Celestial começa a ser purificado através do ministério sumo sacerdotal de Cristo, o Senhor conduz um movimento na Terra em favor da restauração e da vindicação das verdades bíblicas como um todo. É necessário que todos nós conheçamos a história para saber que essa é a igreja de Jesus e assim confirmar a fé. Gostaria muito que todas as igrejas fizessem esse projeto.

Há um DVD, MANUAL com todas as orientações para implantar o projeto na sua igreja, música oficial (com playback), powerpoint das nove aulas e um “vestibulinho”. Coloque no planejamento e agende a data com a Mayara para os empréstimos dos materiais.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Escola Cristã de Férias
E para ajudar nossas crianças a desenvolverem a missão temos a Escola Cristã de Férias, que tem se mostrado um meio muito eficaz de atrair as famílias da comunidade.

Por ser um programa alegre, cheio de atividades, as crianças amam! É um programa altamente evangelizador e abre portas para a Escola Sabatina, Clube de Aventureiros, Clube de Desbravadores e Classe bíblica.

A Escola Cristã de Férias é um meio muito eficaz para o evangelismo com as crianças. Elas são atraídas pelo programa alegre e diferenciado, cheio de atividades e de participação. A Escola Cristã de Férias tem como objetivo levar o evangelho aos meninos e meninas de forma atrativa e instrutiva.

Além disso, é também um meio para despertar o interesse dos pais para o plano da salvação. O programa da ECF tem músicas, lições bíblicas, trabalhos manuais, estudo da natureza, saúde, temperança e muitas brincadeiras. Ela é um programa evangelizador e abre a porta para a Escola Sabatina, Clube de Aventureiros, Clube de Desbravadores e Classe bíblica. “Quem recebe uma criança como está, em meu nome, a mim me recebe.” Mateus 18:5

Materiais Escola Cristã de Férias:

Temos materiais para atender as seguintes Escolas Cristãs de Férias: Paulo e os Primeiros Cristãos, Vida Selvagem, Mundo dos Insetos, Castelos e Coroas, Crianças na Cozinha, Pelo Mar da Galiléia com Jesus.

Escola Cristã de Férias - Crianças na Cozinha:

Aqui você encontra o cartaz, o caderno de atividades, o certificado e outros materiais importantes do Crianças na Cozinha.

Aqui você encontra o treinamento.

Super Amigos
E por falar em Classe Bíblica, no programa Juntos de 2019 as crianças deram o estudo bíblico “Super Amigos” para os amiguinhos não adventistas. O desafio para o ano de 2020 é que eles continuem estudando a Bíblia com esses amiguinhos, utilizando os estudos bíblicos que oferecemos aqui na associação.

Feira de Saúde Kids
Outro projeto evangelístico interessante é a Feira de Saúde Kids, que tem como objetivo instruir as crianças a cuidarem do próprio corpo conhecendo a respeito dos 8 Remédios Naturais. A Feira de Saúde Kids, assim como a Escola Cristã de Férias é um programa Evangelístico. Tem como objetivo instruir as crianças como cuidarem do corpinho delas. Nela trabalhamos os 8 remédios da Natureza.

Veja os materiais aqui e use nas feiras de saúde de sua igreja essas dicas de como fazer uma feira de saúde para crianças.

Assista os vídeos abaixo e se anime.
3ª Trimestral 2017 - Feira de Saude Kids
Feira de Saúde Kids
Feira de Saúde Distrital Bem Clima - Baú de Aventuras
Vídeo de 56 anos da Igreja de Taguatinga

DNG – Discipulando As Novas Gerações - PEGADAS
Este projeto constitui em preparar e treinar pais e mentores que queiram trabalhar com outros pais e filhos. A ideia é que sejam estudadas 12 lições em grupo e depois, os pais de maneira lúdica e especial, estudem diariamente com os filhos as histórias da Bíblia. Além disso, os pais estarão dedicando um tempo de qualidade com os filhos e se tornando pais sacerdotes realizando o culto familiar diariamente.  Gostaria muito que cada líder pudesse fazer um grupo de estudo em sua igreja.

Quer conhecer?

Clique aqui e adquira os materiais.

Clique aqui e assista o treinamento. 

Reparando Brechas
Deus espera que nossa família repare as brechas que o tempo abriu. Essas brechas que estão dificultando uma atmosfera celestial dentro de casa necessitam, urgentemente, serem reparadas. Por isso gostaria que todas as famílias realizassem em seus lares o culto familiar. O reparando brechas é um incentivo a realização do culto familiar.

Clique aqui e veja mais sobre o projeto.

Para os Primários e Juvenis, temos dois projetos especiais:

O primeiro deles é “Guardiões do Tesouro”, que tem como objetivo ensinar os principais conceitos da Mordomia Cristã.

Materiais:
Veja o video treinamento do projeto Guardiões do Tesouro.
Música Guardiões do Tesouro aqui.
Promocional Guardiões do Tesouro aqui.

E o segundo, é o projeto “Grande como Davi”, que visa desenvolver nas crianças a confiança em Deus por intermédio da oração pessoal, oração intercessora, testemunho, coragem e perseverança.

Este projeto foi criado para reforçar as ações já promovidas pelo Ministério da Criança, como fé, oração, testemunho, coragem e perseverança. A Bíblia diz que devemos ensinar as crianças no caminho em que devem seguir.

Desejamos formar uma geração de futuros líderes da Igreja comprometidos com o evangelismo. O Grande Como Davi, além disso, também auxilia na manutenção espiritual dessas crianças na igreja. 

Clique aqui e veja o manual de orientações do projeto “Grande como Davi”

Se inspire clicando aqui.

Agendar com a Mayara, secretária do departamento.

PARA CONCLUIR

Agora, com oração, reúna sua equipe e defina as ações para o próximo ano.  Os materiais de apoio e orientação estão disponíveis no escritório da Associação.

Querido coordenador do Ministério da Criança, você tem uma grandiosa responsabilidade em suas mãos, que é ajudar os professores a amarem nossas crianças a ponto de representar com suas vidas o lema deste ministério que é: viver mais como Jesus até sua vinda.

Que Deus abençoe você, sua família e ministério.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1 Coríntios 15:58

  • Compartilhar: