Associação Planalto Central

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde


  • Compartilhar:

O Ministério da Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criado para auxiliar a Igreja na pregação do evangelho. É responsabilidade deste ministério preservar a dignidade humana promovendo excelentes níveis de saúde física, mental e espiritual. 

Além de ministrar aos enfermos, esta responsabilidade se estende à prevenção das doenças por meio de uma eficiente educação sanitária e liderança na promoção de uma ótima saúde, livre do fumo, álcool, outras drogas e alimentos imundos.

Quando possível, os membros da igreja devem ser incentivados a seguir uma dieta essencialmente vegetariana. A nutrição correta é um dos principais temas deste departamento, porém não podemos colocar apenas este assunto como pauta do ministério. Alguns limitam o potencial do ministério da saúde exaltando apenas o vegetarianismo.

Na verdade, esta é a dieta recomendada por Deus originalmente ao homem no Jardim do Éden e absolutamente é a melhor dieta para o cristão que quer cuidar do corpo, como templo vivo do Espírito Santo.

Porém, o Ministério de saúde envolve muito mais do que apenas uma boa alimentação. Abaixo iremos abordar outros itens de extrema importância para o desenvolvimento e prática deste lindo ministério dentro da Igreja adventista do sétimo dia.

SUGESTÕES PRÁTICAS

E a partir de agora compartilharemos com você algumas sugestões de ações práticas, materiais e programas diversos na área do ministério da Saúde Adventista para contribuir com o cumprimento da missão em sua região.

  • O diretor deste departamento, deve ser escolhido considerando suas habilidades na área da saúde e prática de um viver saudável. Em outras palavras; Ele deve ser apaixonado pelos conselhos de Deus concernente a saúde do ser humano.
  • O diretor deve ser apaixonado por salvar pessoas não apenas das doenças físicas, mas especialmente das doenças espirituais ou seja das garras do inimigo de Deus.
  • A Escritora norte americana Ellen G. White declara no livro Conselho Sobre Saúde que; “todo membro da igreja deveria lançar mão da obra missionária médica.  O mundo é um hospital repleto de enfermidades, tanto físicas quanto espirituais. Por toda a parte morrem pessoas a míngua do conhecimento das verdades que nos foram confiadas”.
  • Tenha uma boa equipe. A equipe é formada por Coordenador, Associado, Secretário(a), Membros com dom, talento, e o desejo de participar da respectiva atividade.

Para formação destas equipes sugerimos a aplicação de um questionário com opções para que os membros da igreja possam preencher escolhendo quais as atividades ele gostaria de fazer parte.

Veja o modelo de questionário abaixo:

QUESTIONÁRIO

1 - O que você gostaria que o departamento de saúde fizesse pela comunidade, igreja e por você durante este ano? Marque com um (X) em duas das atividades abaixo, de preferência, em itens sobre os quais você se sentirá à vontade em colaborar.
(   ) Preparar temas os “5 minutos da saúde”.
(   ) Falar nos “5 minutos da saúde”.
(   ) Clube da saúde – Atividades Sociais. (Junta panelas café da manhã, sopas e caldos etc.
(   ) Clube da saúde – Atividades (Caminhadas, trilhas ecológicas, cachoeiras, escaladas etc.
(   ) Clube da saúde – Atividades Práticas   (Cursos e concursos de Culinária e Alimentação).
(   ) Centro de Estudos Sobre Saúde (Promoção de publicações e impressos e  criação de Biblioteca e arquivo de temas científicos atuais)
(   ) Dar palestras ou fazer sermões.
(   ) Divulgação, Marketing, Noticias da saúde.
(   ) Organizar um passeio ciclístico evangelístico.
(   ) Organizar a corrida “Mexa-se pela vida".

PLANEJAMENTO E AÇÃO

Agora, queremos te orientar a estruturar e planejar ações para o ano de 2020, que basicamente se desenvolvem em três áreas principais de atividades:

  1. Atividades Sociais
  2. Atividades comunitárias
  3. Atividades religiosas

1. ATIVIDADES SOCIAIS

Gastronomia: junta-panelas, café da manhã, sopas e caldos, delícias do milho, e outra sugestão seria desenvolver uma feira gastronômica com alimentos saudáveis aberta para o publico.

Atividades esportivas: esportes em Geral, trilhas ecológicas, escaladas a cachoeiras, caminhadas, atletismo exemplo o projeto mexa-se pela vida), ciclismo um Passeio ciclístico evangelístico, patinação e outros.

Você também deve incluir no seu calendário Atividades práticas, como por exemplo: curso de culinária utilizando a soja, pães Integrais, panetone, pão sírio, substituto do leite. Se a igreja tiver liderança, pode-se escolher um coordenador para cada atividade ou até uma equipe para cada ação mencionada. Procure envolver nas atividades, os desbravadores e os da melhor idade.

2. ATIVIDADES COMUNITÁRIAS

Vacinação, cursos anti-tabágicos, atendimento por profissionais da saúde, alcoolismo, stress, culinária vegetariana e etc.

Ações culturais, como biblioteca da saúde, arquivo com artigos e temas atuais sobre saúde, feira de saúde e etc.

3. ATIVIDADES RELIGIOSAS

Realize momentos para a saúde, com pequenas mensagens semanais. Se possível, prepare panfletos sobre os temas para serem levados para casa. Isto pode ser feito constantemente.

Crie um Centro de estudos - Palestras ou aulas com temas atuais e de grande interesse. A frequência das palestras pode ser mensal, semestral ou anual depende de cada congregação.

Incentive a leitura de livros sobre saúde, como por exemplo: "Ciência do Bom Viver", "Conselhos sobre regime alimentar", "Temperança", entre outros. Lembrando que a leitura desses livros pode ser feita em família, pequenos grupos, e até em uma classe especial da escola sabatina.

LEMBRE-SE: DIVULGUE!

Lembre-se de realizar junto ao departamento de Comunicação de sua Igreja uma boa divulgação das atividades desenvolvidas, para convidar as pessoas a participarem.

Clique aqui e veja mais ideias e materiais.

Querido líder, estamos sempre a disposição para juntos crescermos em poder e graça. Um forte abraço.

  • Compartilhar: