Associação Planalto Central

Testemunho Publicações

Testemunho Publicações


  • Compartilhar:

Um milagre na colportagem

Promessa se cumpre diante da fé de um colportor evangelista

A colportagem é um ministério desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia desde 1881. Trata-se de uma atividade de distribuição de publicações, como livros e revistas, com conteúdos e informações sobre saúde e outros temas que beneficiam a sociedade. O material chega às pessoas por meio de visitas realizadas pelos colportores em casas, igrejas evangélicas, instituições e empresas. A colportagem é uma profissão e um ministério ao mesmo tempo. Cerca de 38 pessoas em todo o Planalto Central se dedicam exclusivamente a essa atividade. Durante o período de férias, que ocorre nos meses de julho, dezembro e janeiro, cerca de 60 estudantes se juntam ao grupo e trabalham a fim de conseguir os recursos financeiros necessários para dar continuidade aos estudos.

A vida missionária dos colportores de Brasília e Entorno é uma inspiração para outras pessoas. Um deles é Abel Manoel Gonçalves, que há 22 anos dedica seu tempo para transmitir a outros uma mensagem de amor e esperança por meio de livros e revistas. 

Residente em Formosa, Goiás, Abel ajudou mais de 50 pessoas a descobrirem as verdades contidas na Palavra de Deus.

Ministério

Para Abel, a colportagem é um verdadeiro ministério. “Eu louvo a Deus pelo privilégio de servir como ministro da página impressa”, declara.

Seu espírito de dedicação à obra de Deus é prodigioso. A paixão não o deixa parar. Mesmo depois de sofrer um acidente que lhe obrigou a usar muletas para se locomover, ele continua firme e forte no trabalho da colportagem. Apesar de suas limitações físicas, Abel continua visitando pessoas e distribui publicações missionárias. Ele fala do amor de Deus e conduz pessoas no caminho do bem.

Dentro de sua mochila, o cheiro de papel novo dos livros que carrega traz lembranças de muitas histórias que Abel acumulou em sua bagagem como colportor.

Uma promessa

Em 2018 Abel visitou uma família e apresentou-lhe o projeto da revista Nosso Amiguinho, um periódico destinado ao público infantil. “Quando mostrei as literaturas, a criança ficou muito interessada na revista e o irmão dela se apaixonou pelo livro sobre Sucos e Shakes, só que naquele momento a família não tinha recursos financeiros para comprar o material”, relembra Abel.

Na memória do colportor é viva a lembrança de que a mãe das crianças fez a promessa de adquirir os livros e revistas quando o esposo se aposentasse. Havia anos que ele aguardava a aposentadoria ser aprovada. O missionário respondeu que oraria por este propósito. “Eu disse: 'vou orar e Deus vai aposentá-lo'. Ela gostou da resposta”, afirma. 

Durante vários dias, Abel orou pela família. Depois, esqueceu. Certa noite, ao se deitar em uma cama macia, forrada por um lençol limpo, ele dormiu e sonhou com aquele senhor.

Milagre

Abel conta que ao acordar, ligou para a mãe das crianças. O telefone tocou várias vezes. Enfim a mulher atendeu e informou que o esposo havia se aposentado há um mês. Ela agendou uma visita do colportor para o dia seguinte. “Quando cheguei lá, tive outra grande surpresa. Ela disse que seu celular não estava funcionando há dois meses. Não chamava e nem ouvia o interlocutor. Quando eu liguei, ela ficou receosa em atender, por isso demorou”, lembra Abel.

Após atender a ligação do colportor, o telefone da mulher parou de funcionar de vez. “Vi um milagre naquele momento. Ela cumpriu a promessa e adquiriu o material, para a honra e glória de Deus”, comemora.

Clique agora e assista a história.

  • Compartilhar: