Associação Planalto Central

Ministério de Mordomia Cristã

Ministério de Mordomia Cristã


  • Compartilhar:

Estamos começando um novo ano e um novo ciclo de ações que deve estar voltado inteiramente para a missão da igreja.
Mais do que nunca estaremos juntos trabalhando para a edificação espiritual de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, todos movidos por um único sentimento: ser uma geração missionária!

E partir de agora compartilharemos com você algumas sugestões de ações práticas, materiais e programas diversos na área da Mordomia Cristã, que muito contribuirão para ajudar a consolidar a vida espiritual dos seus membros como parte da geração missionária nestes últimos dias da história.

Para facilitar a compreensão, organizamos didaticamente as ideias em dois blocos: ações de motivação espiritual e ações de orientação financeira. Vamos começar com as ações de motivação espiritual:

Em fevereiro, teremos o projeto 10 dias de oração. Este projeto normalmente é coordenado pelo Ministério da Mulher e o Ancionato da Igreja. Como líder de Mordomia ajude esses departamentos a fim de fortalecer a vida espiritual de toda a igreja. 

Quanto às apostilas usadas durante esses dez dias, elas estão disponíveis no SELS da Associação a preço de custo. Faça arranjos com o pastor da igreja ou você mesmo para adquirir o material suficiente para todos os membros da sua igreja.

Após os 10 dias de oração, planeje apresentar um sermão uma vez por mês, para manter os grandes temas bíblicos sobre a mordomia cristã sempre presentes diante dos membros.

Combine com o Pastor da sua Igreja a melhor data para realização desses sermões. E quanto aos temas, você também pode pedir auxílio do pastor e dos anciãos. Mas temos algumas sugestões:

TEMPERANÇA

Temperança, cuidado com a saúde, importância do exercício físico, forma adequada para a guarda do sábado, como fazer um pacto, tratar sobre dízimos atrasados… e por aí vai!

Os sermões devem ser elaborados e apresentados por pessoas maduras e experientes da sua igreja.

Clicando aqui, você encontrará dezenas de conteúdos úteis e relevantes para seus sermões mensais.

PROVAI E VEDE

Outra ação interessante e já consolidada na Igreja é o uso do Provai e Vede a cada sábado. São lindos testemunhos sobre várias áreas da vida cristã, que inspiram os membros a serem mais fiéis a Deus.

Este material é gratuito e já está nas mãos do seu pastor distrital. Caso deseje encaminhar para a sua equipe de sonoplastia com antecedência todo o conteúdo, clique aqui e baixe todos os vídeos do Provai e Vede 2020.

A Semana de Mordomia também é outra oportunidade para fortalecer a vida espiritual dos membros da sua igreja. Para baixar os conteúdos clique aqui.

SEMANA DE MORDOMIA

Adapte o formato da semana à realidade da sua Igreja. Você pode realizar uma série de 8 sermões, ou fazer a Semana da Mordomia de quarta à sábado, ou apenas sexta e sábado.

Ou até mesmo iniciar o programa num sábado e usar o culto de domingo e quarta, concluindo no outro sábado.

O mais importante é combinar uma data com a liderança da igreja, e realizar um programa alegre, espiritual, criativo, dinâmico e também participativo.

SÉRIE CRESCENDO EM CRISTO

Há uma nova série de estudos intitulada: Crescendo em Cristo. Esse material foi organizado para ser estudada durante sete semanas com os novos conversos. Como líder de Mordomia você pode organizar esta classe durante o sábado pela manhã ou em algum outro horário alternativo. O importante é que essa série ajudará o recém-batizado a aprofundar a sua compreensão sobre os grandes temas bíblicos e também sobre fidelidade. Vocês podem buscar os materiais preparados especialmente para esse público, juntamente com o Departamento de Mordomia da APlaC.

E falando sobre novidade. A Nova Geração não pode ficar de fora. O Feliz 7 Play acaba de lançar uma série para adolescentes intitulada “Camelo na Agulha”. Eles vão conhecer uma turma de amigos que descobre a importância da mordomia cristã. Basta apenas você fazer uma parceria com o Ministério dos Adolescentes da sua igreja e fazer a divulgação para eles.

MENSAGENS DE WHATSAPP

E quer saber sobre outra boa ideia para motivar a sua Igreja espiritualmente? Use o seu whatsApp!

É isso mesmo! Envie trechos do livro "Conselhos Sobre Mordomia" para os líderes da sua igreja. Pequenos textos contendo mensagens de consagração e fidelidade a Deus podem alcançar o coração de um modo especial.

DIAGNÓSTICO ESPIRITUAL

Agora vamos compartilhar algumas sugestões para orientação financeira dos membros da sua igreja ao longo do ano.
Realize um "Diagnóstico Espiritual". Você sabe como fazer isso? Vamos explicar: Realize uma reunião semestral em que participam o pastor da igreja, um ou dois anciãos, secretária, tesoureiro e o líder de mordomia da igreja.

Com a listagem de membros da igreja em mãos, identifique o índice de membros que são dizimistas regulares, não-regulares e não-dizimistas. Com os dados em mãos, em parceria com o pastor da igreja e os anciãos, faça visitas pastorais para todos os membros.

Querido líder, a prática contínua dessa ação contribuirá significativamente para o crescimento espiritual e financeiro de toda a igreja que tem como objetivo último o cumprimento da missão.

Em parceria com a secretaria e tesouraria da sua igreja local, faça uma prestação de dados estatísticos e financeiros mensalmente diante da Comissão da sua igreja. Combine com eles quais dados podem ser apresentados que podem gerar crescimento para a liderança. Lembre-se: a informação gera reflexão e nos leva à ação!

SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

E por fim, uma última sugestão é a realização de um Seminário de Administração financeira - para ajudar os membros da Igreja a se organizarem financeiramente.

Em nossos dias, é real o fato que boa parte da população está endividada. Por isso, combine com o pastor da sua Igreja, ele ou um profissional da área de administração ou contabilidade poderão realizar esse seminário, baseados em princípios bíblicos.

Querido líder, além dessas boas ideias e sugestões de ações, em seu distrito funcionará uma Equipe Distrital de Mordomia - EDM. Ao longo dos meses faça uma parceria com essa equipe, pois ela será um auxílio extra para o fortalecimento da vida espiritual da sua igreja.

E lembre-se que além de todas essas sugestões você pode adaptar algumas delas à realidade da sua igreja e até mesmo criar muitas outras. E sempre que possível, faça contato com o Departamento de Mordomia da Associação para troca de experiências e apresentação de sugestões.

Sigamos juntos e animados com o propósito de contribuir significativamente para o levantar de uma geração missionária!

  • Compartilhar: