Associação Planalto Central

Associação Planalto Central

Assistência Social Adventista – ASA


Na Associação Planalto Central, sonhamos em ver uma igreja cada vez mais comprometida com o cumprimento da missão por meio da comunhão, relacionamento e missão. 

Aliado a isso, em 2020 queremos fortalecer ainda mais o discipulado efetivo e pleno das novas gerações tornando-nos uma geração cada dia mais missionária.

E você como líder do departamento de ASA deve estar junto nesse ideal!

Seja acima de tudo um exemplo na comunhão com Deus, nos relacionamentos intencionais e na missão de ganhar e discipular alguém para Jesus.

Confira aqui algumas sugestões de ações práticas, materiais e programas diversos na área de Assistência Social Adventista para contribuir com o cumprimento da missão em sua região.

As atividades que iremos sugerir envolvem: Ações Assistenciais, Ações de Desenvolvimento e Ações Espirituais. 

Todas essas ações podem ser desenvolvidas no decorrer do ano, e também podem estar alinhadas aos grandes projetos da Igreja: Como os 10 dias de oração / Escola Sabatina / Pequenos Grupos / Semana Santa, Missão Calebe…

Então, vamos começar:

AÇÕES ASSISTENCIAIS

Estas ações, são aquelas que atendem as necessidades temporárias e imediatas, como a perda de um emprego, o surgimento de uma enfermidade, auxílio a vítimas de emergências e desastres. 

Há outras situações como necessidades crônicas de órfãos, idosos e portadores de necessidades especiais… 

Sendo assim, você e sua equipe podem criar uma campanha de arrecadação para sanar as necessidades levantadas na comunidade próxima à Igreja.

Após o levantamento, organize a distribuição de alimentos como cestas básicas ou o famoso “sopão”. Produtos de limpeza, higiene pessoal, material escolar, brinquedos, roupas, cobertores, utensílios domésticos, móveis…

Mas leve em conta alguns cuidados especiais: Na medida do possível, cadastre as famílias que serão ajudadas, e estabeleça um tempo limite para a atenção assistencial. Avalie cada caso junto com o Pastor da sua Igreja.

Evite ao máximo dar dinheiro, mas dê aquilo que o necessitado precisa.

AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

Essas ações irão orientar e ajudar na formação das pessoas que precisam. Você também pode oferecer cursos para geração de renda. 

Quer ver alguns exemplos de cursos de orientação e formação?

  • Cuidados durante a gestação
  • Administração financeira do lar
  • Como deixar de fumar e beber
  • Prevenção contra as drogas e como lidar com dependentes químicos
  • Alfabetização de adultos
  • 8 remédios naturais
  • E muitos outros!

Ellen White disse que “Muitos são pobres devido a sua própria falta de diligência e economia; eles não sabem manejar devidamente os recursos”.

Por isso, o curso de Administração Financeira do Lar deve sempre fazer parte de todos os projetos da ASA, pois ele ajudará a equilibrar a vida com pouca ou muita renda.

Veja também alguns exemplos de cursos de Geração de Renda que irão auxiliar as famílias a aumentarem seus recursos para suprirem suas próprias necessidades básicas: 

  • Curso de panificação e confeitaria
  • Curso de horta e jardinagem
  • Curso de eletricista, pedreiro e mecânico
  • Curso de cabeleireiro
  • Curso de estética facial e corporal
  • Curso de corte e costura
  • E outros que sejam relevantes ao momento e a comunidade

Lembre-se que os cursos devem ser extensivos à comunidade carente e não restritos aos adventistas.

E para fechar, vamos falar sobre AÇÕES ESPIRITUAIS

Afinal, não basta ajudá-los a suprirem apenas as suas necessidades físicas. É preciso fazer um trabalho completo. Confira essas sugestões:

  • Matricule os atendidos em uma classe bíblica ou o conduza para participar de um pequeno grupo. 
  • Convide os beneficiários para as semanas especiais de evangelismo, como semana santa e semana de colheita.
  • Promova palestras sobre relacionamento familiar e encontros de casais para as famílias atendidas.
  • E Inscreva as crianças e juvenis nos clubes de aventureiros e desbravadores da igreja.

Tenho certeza de que você tem muitas outras ideias de como promover o desenvolvimento das ações espirituais para os beneficiários!

Querido líder de ASA, sabemos que para esses e outros projetos serão necessários recursos internos, externos, humanos, materiais, estruturais e financeiros.  Por isso queremos deixar uma promessa divina para você: 

“Os meios de que dispomos talvez não pareçam suficientes para a obra, mas, se avançarmos com fé, crendo no todo suficiente poder de Deus, abundantes recursos nos serão oferecidos”.

Querido amigo avance com fé no Senhor. E lembre-se: juntos somos mais fortes, vamos mais rápido e chegamos mais longe!