Associação Planalto Central

Ministério dos Adolescentes

Ministério dos Adolescentes


  • Compartilhar:

Ensinar Adolescentes é um grande desafio, eles vivem uma fase de muitos sentimentos e emoções ainda não compreendidos.Vivem uma busca constante de querer encontrar respostas para seus questionamentos sobre vários aspectos da vida.
E esse é um momento crucial onde os seus propósitos de vida podem ser definidos.

E NÓS TEMOS UMA META: EDIFICAR JUNTOS UMA GERAÇÃO MISSIONÁRIA. POR ISSO, ORE, ENVOLVA-SE!

Escola Sabatina


Para começar, vamos falar sobre Escola Sabatina - que deve ser desenvolvida durante todo ano.É na Escola Sabatina que os adolescentes podem se aprofundar mais no estudo da Bíblia. Por isso, foram pensadas as seguintes sugestões para fazer desse momento ainda mais proveitoso:

Vamos começar pela Escola Sabatina. O Professor é seu importante aliado. Visite-o, conheça-o, ore por ele e com ele. O anime para que consiga realizar seu trabalho.

Providencie o Auxiliar de Classe para professor, incentive-o a ler junto com a Bíblia o livro: Os Ungidos do Espírito de Profecia.
Esse é um importante material que ajudará a conduzir os momentos da Escola Sabatina, com um conteúdo mais relevante.

Adolescentes precisam fazer parte de um grupo. Por isso, a classe da Escola Sabatina deles precisa ser acolhedora, com um clima de comunidade onde cada adolescente é amado, importante e imprescindível. Se o seu grupo não for unido, forte e atrativo, alguns adolescentes podem se sentir deslocados. Resultado: não terão interesse em fazer parte desse grupo e procurarão outra ‘tribo’.

Da mesma maneira, os amigos que visitam a classe precisam sentir-se integrantes da família. Não os trate como ‘visitas’. Coloque-os no grupo de WhatsApp e incentive os adolescentes da classe a acolherem os novos amigos.

Como está o programa da sua classe de adolescentes? Está adequado a essa geração? Fala a linguagem deles?

Querido coordenador o Professor da Escola Sabatina é seu importante aliado. Visite-o, conheça-o, ore por ele e com ele. O anime para que consiga realizar seu trabalho.

Providencie o Auxiliar de Classe para professor, incentive-o a ler junto com a Bíblia o livro: Os Ungidos do Espírito de Profecia.

Esse é um importante material que ajudará a conduzir os momentos da Escola Sabatina, com um conteúdo mais relevante.
Clique aqui e veja vídeos da lição ilustrada para adolescentes.
Clique aqui e veja um canal criado para auxiliar o estudo diário da lição dos adolescentes.

Abaixo colocamos um roteiro sugestivo que você pode usar a cada sábado:

1. Recepção (30 minutos antes do início da ES)

  • Faça uma escala de recepção. A cada sábado dois adolescentes estarão à porta para abraçar, acolher e anotar o estudo semanal de cada um.
  • Escolha músicas que eles gostam e deixe tocando até iniciar o programa.

2. Boas-vindas e louvor (10 minutos)

  • Dê início ao programa
  • Escolha duas músicas para o momento de louvor. As músicas precisam ser conhecidas dos adolescentes. Nunca constranja um adolescente que não quer cantar.
  • Incentive-os a formarem uma banda.

3. Momento de oração (5 minutos)

  • Você pode alternar a cada sábado a maneira de conduzir esse momento. Eles podem fazer pedidos e agradecimentos diante de toda a classe. Também podem se dividir em duplas, trios, quartetos. Até anotar os pedidos e agradecimentos e colocar dentro de uma caixa.

4. Boletim de notícias (5 minutos)

  • Comente sobre os desafios que foram cumpridos durante a semana.
  • Informe as atividades que acontecerão nos próximos dias.
  • Motive-os a participarem do Celebra Teen em novembro. (Será distrital).
  • Faça o momento do acolhimento dos novos amigos. Entregue uma lembrança, pegue o número do celular, deixe-o bem à vontade com o grupo.

5. Missões (5 minutos)

  • Permita que os adolescentes contem a história do Informativo Mundial das Missões.
  • Recolha e ore pelas ofertas.

6. Estudo da Lição (30 minutos)

  • Esse é o momento mais importante da classe dos adolescentes. Ele precisa ser interessante e dinâmico. Ore, estude e se prepare. Você pode ter o Manual do Professor em mãos para consulta, mas não leia longos trechos na frente deles. Isso pode passar uma imagem de despreparo e com certeza eles não prestarão atenção.
  • Torne o estudo da lição pertinente à realidade deles. Como eles aplicarão no dia a dia o que foi estudado? Quais ações eles realizarão na próxima semana?

7. Quiz (10 minutos) – O quis é enviado semanalmente no grupo Adolescentes APLAC. Quiz Bom de Lição

Querido coordenador incentive seu professor a ajudar seus adolescentes a participarem do Quiz “Bom de Lição”. Sendo que as perguntas são 60% lição e 40% do livro Os Ungidos.

A prova do Quiz é disponibilizada semanalmente no grupo de WhatsApp no qual o coordenador está adicionado, se não estiver procure pela Soraya ou Mayara.

As provas devem ser aplicadas aos sábados pela manhã pelo professor de cada classe. Ao aluno terminar a prova entregar para o professor, o professor corrige e coloca a nota em frente ao nome de cada adolescente na planilha.

  • Tenha pequenos brindes para ser entregues a cada sábado.
  • Faça um quadro com a pontuação de todos os adolescentes. Ao final de cada trimestre realize um encontro fora da igreja para revelar e premiar os ganhadores. No QRCode ao lado você encontra a arte de uma tabela de pontos para ser fixada na parede da sala deles. (Terá na agenda impressa).

8. Encerramento (5 minutos)

  • Faça o fechamento do tema da lição relembrando os desafios e ações para a semana.
  • Encerre com uma oração.

Atenção querido coordenador!

Oriente seus professores a fazer levantamento Semanal sobre o estudo da Lição. Veja quantos adolescentes estão estudando. Acompanhe essa questão de perto. Entenda o motivo dos adolescentes que não estão estudando a lição e desenvolva estratégias para estimulá-los a estudarem e participarem das atividades propostas.

Quiz Bom de Lição


Dê uma repaginada na classe da Escola Sabatina juntamente com os seus adolescentes. Incentive os adolescentes a participarem do Quiz "Bom de Lição".

A prova do Quiz será disponibilizada semanalmente no grupo de WhatsApp no qual o coordenador está adicionado, se não estiver procure pela professora Soraya ou Mayara.
As provas devem ser aplicadas aos sábados pela manhã pelo professor de cada classe.

Levantamento Semanal


Faça um levantamento semanal sobre o estudo da Lição. Veja quantos adolescentes estão estudando. Acompanhe essa questão de perto.

Entenda o motivo dos adolescentes que não estão estudando a lição e desenvolva estratégias para estimulá-los a estudarem e participarem das atividades propostas.

Livro do Ano


O livro que acompanha o estudo da lição em 2020 será OS UNGIDOS, da escritora Ellen White. Incentive-os a lerem. Esse livro está disponível na loja SELS da APlaC. O Custo do livro é R$ 40,20.

Pequeno Grupos


Uma boa sugestão para mantê-los motivados, é a criação de Pequenos Grupos só para adolescentes com encontros semanais. Esta experiência os ajudará a desenvolverem o senso do verdadeiro discipulado relacional. Clique aqui e veja o manual do professor "Além do Estudo".

O Pequeno Grupo (PG) dos adolescentes precisa ser integrativo, animado e promover o discipulado. Atente para essas dicas:

  • Realize o PG no dia que ficar melhor para todos. Verifique a questão da distância e deslocamento.
  • Utilize a lição preparada pela Divisão Sul-Americana.  É preciso baixar o material em PDF com o conteúdo para todo o ano, ou usar o que temos impresso que tem o título de  Marcas.
  • Peça para cada adolescente escolher um amigo para se ajudar ao longo do ano, formando uma dupla de discipulado. Eles orarão juntos, darão apoio um ao outro e trabalharão para alcançar amigos para Jesus.
  • O líder do PG precisa ter contato constante com os adolescentes. O discipulado só acontece quando passamos tempo junto. Ele precisa visitar, ligar, mandar mensagem. Esse mentoreamento é necessário para manter o adolescente conectado ao líder e ao grupo.
  • O PG precisa ser atrativo. Estude, prepare-se e torne a reunião semanal divertida e pertinente a eles. Você pode seguir a sequência normal: Boas-vindas, louvor, oração, quebra-gelo, estudo da lição, oração e confraternização. Na confraternização dos adolescentes não pode faltar comida!
  • O PG precisa ser missionário. Cada adolescente pode levar seus amigos para participar do PG e das atividades deles.
  • O PG precisa multiplicar. Dentro de algum tempo, o PG estará muito grande por conta dos novos amigos. É hora de multiplicar! 10 dias de oração.

10 dias de oração


No mês de FEVEREIRO, teremos o projeto 10 dias de Oração - estimule os adolescentes a participarem desse projeto utilizando a revista "WhatsApp de Deus" - Disponível na loja SELS da APlaC.

Semana Santa


Em ABRIL haverá a Semana Santa com o tema: "Amor escrito com sangue". Lembre-se de separar um lugar especial onde os adolescentes realizarão a sua Semana Santa. Para acessar o material clique aqui.

Classe Bíblica


Após a Semana Santa, é o momento de iniciar a "Classe Bíblica" com os adolescentes e os amigos visitantes. Não perca essa oportunidade de ajudar no preparo de seus adolescentes e amigos para o Céu!

UMA FASE DE ESCOLHAS


Prezado coordenador, a adolescência é a melhor etapa da vida para fortalecer os valores religiosos e o relacionamento com Deus.
É na adolescência que ocorre a conversão; por isso, aproveite cada momento para mostrar-lhes o quanto Jesus os ama. Envolva-os na missão!

Incentive os adolescentes a participarem de Projetos Sociais. Duplas Missionárias, Grupos Musicais e Cursos de LiBRAS.

Em 2020 teremos o maior projeto de Missão Calebe da história da APlaC, elabore projetos missionários com seus adolescentes, inscreva a sua equipe e incentive os pais a participarem também!

Quebrando o Silêncio


Em AGOSTO será trabalhado o tema Quebrando o Silêncio - e para os adolescentes teremos a revista Quebrando o Silêncio TEEN.

Procure realizar palestras nas escolas e aproveite a oportunidade para entregar essas revistas que foram cuidadosamente preparadas.

SUGESTÕES DE PROJETOS

Resgate de Uma Geração


Além desses projetos principais, também temos sugestões de outros projetos que podem ser trabalhados com os adolescentes, como o projeto "Resgate de Uma Geração".
Trata-se da realização de 1 culto de quarta-feira por mês para os adolescentes, feito por adolescentes - para incentivá-los a se desenvolverem como pregadores.

Eu Conheço a Minha História


Encontre no decorrer do ano o melhor momento para iniciar o projeto "Eu Conheço a Minha História" que leva os adolescentes a conhecerem a história da Igreja e a fortalecerem a sua identidade.

Adolecamp

O Adolecamp proporciona momentos momentos que promovem a interação entre os adolescentes, para criarem laços mais duradouros com a família da Igreja. Esses acampamentos proporcionam momentos agradáveis onde serão desenvolvidas atividades de caráter espiritual, físico, emocional e social.

Há muitas opções de projetos e atividades para ajudá-lo no desenvolvimento espiritual dos adolescentes da sua igreja. Ore a Deus e faça o que for relevante para eles.  Não é preciso fazer todos, mas é proibido não fazer nada.

Lembre-se de, ao planejar seus projetos missionários procure trabalhar junto com os líderes do Clube de Desbravadores para não chocar as ações e datas.

No dia 02 de FEVEREIRO os coordenadores do Ministério dos adolescentes receberão uma agenda que irá ajudá-los no desenvolvimento do seu trabalho junto aos adolescentes.

Encontros Mensais

Essa frente de trabalho pode ser novidade para você. Incrivelmente simples e barata, ela trará muitos resultados para seu grupo. Abaixo explicamos o que é e como implementar:

Como o próprio nome já diz, você organizará um encontro por mês para os adolescentes.

Sugerimos no sábado à noite e na casa de alguém. Pode ser na sua casa ou na casa de algum adolescente. Por que não fazer na igreja? Porque na igreja pode ser mais difícil para eles levarem os amigos.

O que fazer nesse encontro?
O programa é supersimples: Boas-vindas, oração, bate-papo de um tema previamente escolhido e pertinente a eles, oração, lanche e brincadeiras. Para ajudar você, colocamos abaixo sugestão de 10 temas que podem ser trabalhados ao longo do ano (1 tema por encontro). Ao lado de cada tema há um QRCode. Você encontrará um Power Point com o conteúdo a ser discutido, alguns materiais de apoio e a arte para divulgação do encontro. Escolha os temas que são mais relevantes para sua turma.

1. Cérebro adolescente / 2. Relacionamento com os pais/ 3. Amizade / 4. Tecnologia/ 5. Extrovertidos e introvertidos/ 6. Ansiedade na adolescência/ 7. Namoro/ 8. Educação financeira/ 9. Música/ 10. Voluntariado

Como será a organização?
Se você ainda não tem, faça um grupo de WhatsApp com as mães / pais dos adolescentes. Com antecedência, avise a data do encontro e peça para cada um contribuir com um prato salgado e um suco. Pipoca é uma opção de lanche bem barata.

Providencie os descartáveis: copos, guardanapos, pratos, etc. Concomitantemente, faça a divulgação com os adolescentes. Envie o convite referente ao tema do encontro no grupo deles.

Incentive-os a convidarem os amigos. Podemos garantir que os amigos gostarão muito e os resultados serão ótimos. Como o encontro acontece em uma casa, a sensação de união e acolhimento é muito grande!

Ações vinculadas ao calendário da igreja

  • Sua turma precisa estar totalmente conectada com o que acontece na igreja. Fazendo parte das ações, a igreja se tornará relevante para eles. Abaixo colocaremos algumas sugestões de ações que você pode executar:

    Janeiro
  • Levantar os nomes dos adolescentes que estão afastados da igreja. Com a lista em mãos, comecem a orar por eles. Em fevereiro, todos serão visitados.

    Fevereiro
  • 06 - Início dos 10 dias de oração - início da leitura do WhatsApp de Deus – comprar na loja do SELS – R$ 4,00 CADA UMA.
  • 08 - Sugerimos que você realize um pequeno retiro espiritual com eles. Pode ser à tarde, das 15h às 18h. Faça em um parque da cidade para não ter custos. O objetivo desse momento é buscar o batismo do Espírito Santo para alcançar os amigos que estão afastados 09 a 14 - realize visitas aos adolescentes afastados. A ideia é que todos os adolescentes estejam em todas as visitas. Já pensou aquele amigo recebendo uma galera na casa dele? Com certeza seu coração será tocado! Faça as devidas adaptações à sua realidade: números de adolescentes afastados, distância e deslocamento. Mas não deixe de fazer as visitas.
  • 15 - Encerramento dos 10 dias de oração. Nesse sábado a sugestão é que cada adolescente leve um desses amigos que estão distantes para almoçar em sua casa.
  • 21 a 25 - Retiro Espiritual de Verão – Faça todo o possível para levar seus adolescentes para um momento especial com Deus em meio a natureza.

    Março
  • 28 - Nesse sábado você pode fazer um encontro mensal como proposto e também realizar o encerramento do trimestre. Escolha um dos 10 temas sugeridos.

    Abril
  • 04 a 11 - Semana Santa. A sugestão é realizar os encontros no PG dos adolescentes. Pode ser durante a semana no PG e no final de semana com a igreja, normalmente. Os amigos que estavam afastados precisam participar.
  • 12 de abril - comece uma classe bíblica totalmente voltada para os adolescentes. Você pode fazer um pouco antes do culto de domingo. Ela irá preparar os adolescentes que ainda não são batizados para o Batismo da Primavera, em setembro.

    Maio
  • Esse é o mês do Impacto Esperança – Querido coordenador elabore um projeto junto com sua classe para entregar o livro missionário. Ah não se esqueça de trabalhar junto com o Clube de Desbravadores. Planejem juntos os projetos missionários para não chocar as atividades. No final da tarde de do dia 30 de maio teremos uma linda festa espiritual a nível de APLAC para celebrar e batizar. É o momento de contar as bençãos do livro missionário. Se sua classe tem um testemunho bonito, batismo relacionado ao livro missionário nos envie. Se tem adolescentes se preparando para o batismo, traga para a celebração, se está estudando a Bíblia com algum adolescente para também. Incentive seus adolescentes a ser um missionário. Geração Ativa na Missão.
  • Continuem firmes na Classe Bíblica.

    Junho
  • É o mesmo de fechar a equipe do CALEBE, é o momento de fazer vigílias, muita oração e preparo para ter a melhor equipe CALEBE. Converse com o seu Pastor e vejam onde irão realizar a missão CALEBE. Conheçam o local e já programe o que irão realizar lá. Será Feira de Saúde, Escola Cristã de Férias, enfim, tudo deve ser planejado com antecedência.

    Julho
  • Férias acadêmicas, porém continuem firmes na missão. Afinal somos uma Geração Missionária! Hora de aprontar as coisas e ir fazer missão. Tirem fotos, grave testemunhos de pessoas que foram impactadas pelo testemunho desses meninos e meninas.

    Agosto
  • No mês de agosto a igreja trabalha com o Quebrando Silêncio. Temos a revista Teen com temas maravilhosos. Meu querido coordenador vá a uma ou mais escola onde seus adolescentes estudam e converse com a administração sobre o material que temos. Se ofereça para fazer palestra e entregar a revista. Faça uma campanha para cada adolescente comprar no mínimo 10 revistas cada um e ajude alguém a se libertar. Tudo deve estar contemplado no planejamento. Faça a visita a escola com antecedência, convide o Pr para fazer a palestra ou outra pessoa, mas abençoe a sua comunidade.
  • Dia 11 é o dia do Estudante! Valorize seu adolescente. Celebre com ele. Faça um encontro especial e convide alguém para falar da importância do estudo em todas as aéreas da vida.
  • Classe Bíblica – contínua – Vem aí o Batismo da Primavera!!!!!
  • Já peça aos adolescentes para ajuntar dinheiro para fazer assinatura da lição e se não tem o livro O Libertador comprar. A CASA ABERTA será em outubro.

    Setembro
  • Será uma linda festa espiritual!!! Seus adolescentes que ainda não são batizados podem estar preparados e também outros adolescentes que vocês discipularam. Meu querido coordenador, nossos adolescentes precisam de você. Precisam de um coordenador cheio do Espírito Santo e motivado para salvar.
  • Dia 21 é o dia do Adolescente! Faça algo muito especial com eles. É um dia onde você pode mostrar para ele a beleza da adolescência ao lado de Jesus. O privilégio que é chegar a adolescência vivo, limpo e puro. Faça desse dia um dia muito especial.

    Outubro
  • Esse é um mês onde paramos para valorizar nossos professores. Querido coordenador planeje junto com os adolescentes algo especial para seus professores. Motive os adolescentes que ainda não fizeram a fazer a assinatura da lição e comprar o livro O Libertador – Ellen White.
  • Comece a gincana Mutirão de Natal!!!!

    Novembro
  • É o mês de Evangelismo de Colheita em todos os distritos. Amigo que tal você e seus adolescentes estarem envolvidos diretamente na obra de salvar pessoas. Vocês podem visitar os interessados, fazer o louvor, mensagem especial, recepção, enfim, juntos podemos abreviar a volta de Jesus. Envolvam!!!
  • Gincana Mutirão de Natal! Não fique de fora.
  • Preparem juntos uma música que retrata bem a classe de vocês e cantem na igreja no dia do culto de gratidão.

    Dezembro
  • Meus queridos faça uma retrospectiva com sua classe e veja quantas bençãos Deus derramou na vida de vocês neste ano.

E aí ganharam a gincana? Foi a classe que mais conseguiu cestas básicas para o Mutirão de Natal?!?!

Deus os abençoem querida Geração Ativa!

Se possível, realize um encontro mensal mais para o final do mês.

Clique aqui e veja calendário dos adolescentes.
Clique aqui e veja o material essencial para o ministério.
Clique aqui e acesse o perfil oficial dos Adolescentes do Brasil e fique por dentro de tudo que acontece.

Querido Coordenador e Professor do Ministério do Adolescente!

Ao estudarmos a Bíblia e o Espírito de Profecia Deus nos dá essa Certeza. “Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas de Cristo. Nada há que Cristo mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu Espírito e caráter. Não há nada de que o mundo mais necessite que da manifestação do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Céu está à espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo para ser uma alegria e bênção para os corações humanos.” Parábolas de Jesus, pág. 419.

Contamos com você como agente de transformação, isso mesmo transformação, homens e mulheres cheios do Espírito Santo de Deus para impactar primeiramente com seu testemunho a vida de nossos adolescentes.

 “Há uma grande obra de educação a ser efetuada. Os professores de crianças e jovens devem frequentemente orar com eles e por eles, a fim de que vejam "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29. Devem instruí-los acerca de sua responsabilidade para com Deus, ajudando-os a compreender o que Jesus espera deles. Exercei toda a vossa influência para interessá-los na Escrituras. Trabalhai por essas pessoas, a fim de que se tornem também zelosos obreiros e usem seus talentos para transmitir a outros o que receberam.” Conselhos Sobre Escola Sabatina P.12-13. Somos a Geração Missionária.

Com carinho, Soraya Kassaoka

E lembre-se: juntos somos mais fortes, vamos mais rápido e chegamos mais longe. Deus abençoe você, sua família e ministério.

  • Compartilhar: