Associação Planalto Central

Ministério da Família

Ministério da Família


  • Compartilhar:

Que bom que você aceitou ser um líder do Ministério da Família em sua Igreja!  Alguns de vocês já tem ampla experiência cuidando das famílias da igreja, outros estão começando agora, mas todos vocês têm algo em comum: foram chamados por Deus e aceitaram o chamado Dele para servir à Sua igreja por meio desse ministério.

Os tempos que enfrentamos são desafiadores. O fortalecimento das famílias nunca foi tão urgente e necessário. E o ministério da Família tem um papel relevante neste cenário. Nós vamos colocar em suas mãos algumas sugestões, planos e materiais que vão te ajudar no desenvolvimento do Ministério.

Em primeiro lugar é importante lembrar que a Comissão da igreja precisa estabelecer uma comissão do ministério da família que será presidida pelo diretor do Ministério da Família.

Precisa integrar nessa comissão o pastor e sua esposa, nomear um vice-diretor, secretário, tesoureiro e ancião conselheiro da área. Lembre-se: É fundamental incluir nesse grupo profissionais das áreas de aconselhamento e saúde. Juntamente com essa comissão, faça um planejamento simples, tomando em conta os planos gerais da igreja, e não se esqueça que os planos precisam ser votados e colocados no calendário da igreja para que aconteçam.

CONFIRA ESSAS IDEIAS DO QUE PLANEJAR:

  • Visite os casais da igreja: Para realizar as visitas, trabalhe com a secretaria da igreja e divida a tarefa com a comissão do Ministério da Família. E a rotina é: Visitar os casais para orar com eles, compartilhar a palavra de Deus e deixar algum material de lembrança para eles. Esse contato gera confiança e conhece a realidade das famílias, mas “não comente com outros os problemas das famílias”, isso torna você um referente confiável.

VEJA OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

  • Incentive o culto familiar e transmita idéias criativas.
  • Promova atividades entre pais e filhos no sábado da família.
  • Organize curso para casais.
  • Organize encontros com palestras para: Casais, Famílias, Jovens, Viúvos, terceira idade, solteiros, namorados etc.
  • Realize Seminário de finanças
  • Planeje e organize a semana da família.
  • Promova uma confraternização para a interação das famílias na igreja.
  • Juntamente com a secretaria da igreja, verifique a data de apresentação de crianças com o pastor, providencie certificados, organize a cerimônia e presenteie os pais com o livro “Orientação da Criança”.
  • Promova a visitação aos membros enfermos.
  • Forme grupos de oração pelas famílias.
  • Tenha o cadastro de informações gerais de cada família para enviar mensagem de aniversário, Aniversário de casamento, Curso de noivos, Distribuição nome das famílias para círculo de oração familiar.
  • Outra dica bacana é Organizar uma celebração de Bodas dos Casais.
  • Também dê atenção e cuide daqueles que são os únicos adventistas da família, especialmente aos sábados.
  • Auxilie aqueles cujos cônjuges não são adventistas a como conquistá-los para Cristo. Disponibilize materiais, sugestões, encontros sociais e familiares etc.
  • Mantenha contato periódico com os casais, detectando áreas de dificuldades e implementando ações preventivas e curativas, com o objetivo de manter a saúde matrimonial e emocional das famílias.
  • Oriente e ajude os noivos com respeito às questões que envolvem o casamento e os seus preparativos, como curso de noivos, casamento no civil, entrevista com o pastor, recomendação da comissão da igreja entre outros.
  • Mantenha um banco de contato com grupo de Profissionais visando suporte para as famílias em caso de necessidade: Cuide das famílias dos recém conversos para que não fiquem sem ser discipulados por outra família.   

A Igreja tem à disposição um site muito bom, com muitos materiais que são fundamentais você conhecer e divulgar para os membros. Clique aqui e acesse e confira o conteúdo.

Encontro de Pais

Afinal, iremos precisar de você para desenvolver esses projetos, como o Encontro de Pais, que tem o propósito de ajudar os pais na tarefa de educar seus filhos. Para ver o material clique aqui.

Revista Reparando Brechas


Você também pode usar a revista Reparando Brechas e os 12 temas da série Lar Cristão que é adquirida na Loja da Associação. A sugestão é que aconteça trimestralmente. -  Lembre-se de colocar no plano anual e, reúna os casais em um sábado à tarde.

Esperança para a Família


E você já ouviu falar da série de estudos bíblicos "Esperança para a Família"?. É o estudo bíblico da família, com 14 lições. O objetivo é tornar conhecidas as verdades sobre nosso amoroso Deus e Seus planos.
Ao estudar estas lições toda a família será levada a tomar decisões vitais que resultarão em mudanças, afinal, melhorar e crescer implica em mudar.

Você encontrará esses materiais no departamento família clicando aqui.

Semana da Família


Outro projeto é a Semana da Família. Trata-se de um evento que você pode realizar na sua igreja adaptando a dinâmica, a data e horário em função do calendário da igreja.
Clique aqui e veja o guia completa dos materiais e estratégias você vai encontrar no site da DSA

Curso de Noivos


O "Curso para noivos" também é um projeto muito interessante! Precisamos da sua ajuda para divulgá-lo em sua Igreja, afinal, conhecer os princípios para desenvolver um relacionamento saudável é fundamental.

Por essa razão, o departamento da Família organizará, como todos os anos, 2 cursos para noivos nas seguintes datas: 9 de maio e 10 de Agosto, na APlaC. Cada participante receberá materiais e apresentação com profissionais.

Para mais informações só precisa se comunicar no telefone (61) 3343-5323

Revista Família Esperança


E você já conhece a "Revista Família Esperança"? Esta é uma excelente ferramenta para fortalecer as famílias.
Esse ano será abordado uma temática importantíssima “Pilares para uma família saudável”, temas como: espiritualidade, construindo relacionamento saudáveis para a eternidade e dicas úteis sobre finanças da famílias serão abordados com profundidade.
Para ter acesso a revista digital clique aqui.

Curso Lar e Família


E, por fim, o Curso Lar e Família "Bem-vindo", que é um material extraordinário e fascinante.
Esse é “um estudo concebido para ser realizado na família, sua proposta é relacional e enfatiza o papel de cada membro da família. Este curso tem 14 lições, que você pode utilizar para formar uma classe de estudos e convidar também casais não adventistas para estudar. Para ter esse material nas suas mão clique aqui ou procurar o material impresso na Associação.

É possível que ao olhar o tamanho do desafio você se sinta incapaz e quero te animá-lo. Lembre-se que quando Deus chama, Ele não chama porque nós somos capazes, mas sim porque temos a disposição, a atitude a ser capacitado por Ele.

Esses materiais, programas, sugestões, são algumas das ferramentas que você tem em suas mãos e é com essas e muitas outras ferramentas Deus vai te ajudar para levar adiante esse ministério.

Conte com o apoio do ministério da Família da APlaC! Estamos à sua disposição!

Que Deus os abençoe grandemente!

  • Compartilhar: